Afire é drama romântico de Christian Petzold

Cineasta alemão que é um dos representantes da geração conhecida como Cinema de Berlim (ou Cinema Novo Alemão pós-reunificação), voltado para a realização de filmes politicos, Petzold traz um drama qwue tem como protagonista um jovem escritor frustrado, Leon (Thomas Schubert), que vai a convite do amigo Felix (Langston Uibel) passar uma temporada em sua casa de verão no Báltico para tentar escrever um livro. Leon é a antítese do jovem intelectual, e está vivendo uma crise criativa. Logo ao chegar, é informado por Felix que uma jovem amiga de sua mãe se encontra também na casa, e que terão de dividir o espaço com ela. Nadja, interpretada por Paula Beer, que já colaborou com o cineasta em Undine, seduz de imediato o jovem Leon, que, deslocado, não consegue parar de pensar nela. Afire (Rotter Himmel) está em cartaz no Reserva Cultural, São Paulo, e levou o Prêmio de Melhor Filme da Crítica na Mostra de Cinema de São Paulo 2023.

Nada é exatamente o que parece ser, no entanto, nesta narrativa seca e elegante. A moça desdenha o jovem, que por sua vez aparenta uma segurança que está longe de possuir, recusando todas as propostas do amigo e da própria Nadja para relaxar à beira mar. Por outro lado, o telefonema inesperado do editor, Helmut (Matthias Brandt) que decide visitar Leon para ler os originais do livro, precipita uma ação que será crucial para o desenvolvimento e o desfecho da história.

Enquanto isso, a temperatura se eleva cada vez mais, causando incêndios na floresta e no coração. Felix se enamora de um belo e espirituoso salva-vidas, enquanto produz imagens derradeiras daquele verão incandescente. O título original, Roter Himmel, quer dizer em tradução livre céu vermelho. Não há como ficar indiferente a esse cenário, e assim como acontece com Leon, o protagonista mal-humorado e arredio, quem assiste vai se envolvendo também com os personagens e a singularidade daquele momento, e o que ele representa de trágico e denso. Assim como a própria vida, não há ponto de retorno, mas a dor se transforma em arte, e a criação surge de onde menos se imaginava que ela seria possível. Afire é o segundo filme da trilogia sobre mitos alemães de Christian Petzold, que começou com Undine em 2021, e foi o vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Berlim de 2023.

Onde assistir

Reserva Cultura

14:30 16:40 18:50 21:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *