Os artigos reunidos neste quarto volume da Coleção Temas foram apresentados no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação de 2021 da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), à exceção do artigo O Profissional e o Amador no Cinema de Baixo Orçamento: Atualizações pela Economia da Dádiva, de Miriam de Souza Rossini e Rafael Hoff. A seleção levou em conta os principais eixos de discussão que vêm surgindo nesses encontros, em que as apresentações giram em torno de sessões temáticas, e busca estabelecer diálogo entre os assuntos que norteiam os principais debates, reunindo pesquisas de pontos diversos do País, de Rondônia ao Rio Grande do Sul.
Ao proceder à edição dos textos, que passaram por diversos ajustes, o principal objetivo era o de tornar essas discussões mais acessíveis não apenas para pesquisadores que atuam na academia, mas também para alunos que estão ainda se graduando ou que se iniciam nas atividades de pesquisa científica. E como bônus, compor um painel sobre o estado da arte dos estudos sobre políticas públicas, modos de produção e o fazer cinema em diferentes regiões brasileiras. No caso deste volume, esse olhar inclui ainda a obra do cineasta português Pedro Costa, analisadas a partir do filme No quarto da Vanda, atualmente disponível na plataforma MUBI, comentada neste livro pelo olhar atento de Ana Flávia de Andrade Ferraz, e a forma como o cinema representa conflitos sociais, caso do trabalho doméstico em Não é Desejo, é sina….de Daniel Augusto de Matos.
Sobre os autores
Ana Flávia de Andrade Ferraz
Formada em Jornalismo (Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP-1995), com mestrado em Comunicação e Estudos Socioculturais (Instituto Tecnologico y de Estudios Superiores de Occidente/ITESO- 2006) e doutorado em Comunicação na linha Imagem e Som (Universidade de Brasília/UnB – 2018). É professora Adjunta III do curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas/Ufal e pesquisadora do NEPED- Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas/CNPq/Ufal, onde desenvolve atividades na área de artes, atuando principalmente nos seguintes temas: tragicidade, dor e distopia no cinema; estudos interartes: cinema, teatro e literatura; políticas da arte e poéticas do feminino.
Arnaldo de Freitas Vieira
Doutorando e Mestre em Comunicação pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (FAAC/Unesp), campus de Bauru/SP. Pós-Graduado em Comunicação e Tecnologia Multimídia e graduado em Jornalismo pela União das Faculdades dos Grandes Lagos – UNILAGO. Foi Coordenador dos Cursos de Comunicação Social do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP e auxiliar de coordenação da UNILAGO, ambos em S.J.do Rio Preto/SP. Atua como Docente de Pós-Graduação e Graduação em cursos de Comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), Administração e Engenharias. No poder público, foi Diretor de Teatros e Museus da Prefeitura de S.J.do Rio Preto/SP, na Secretaria Municipal de Cultura (2013/2014), Diretor do PROCON Rio Preto (2017/2020) e Diretor-Geral da Câmara Municipal de S.J.do Rio Preto/SP. Tem experiência na área de comunicação (jornalismo, publicidade e relações públicas), cinema, audiovisual, comunicação empresarial, consultoria política e assessoria, administração pública, sociologia e oratória.
Daniel Augusto de Matos
Ator, escritor e dramaturgo. Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais na Linha de Pesquisa Cinema e bacharel em Comunicação Social pela mesma instituição.
Daniel Feix
Editor e crítico de cinema no jornal Zero Hora, em Porto Alegre, autor da biografia Teixeirinha – Coração do Brasil (Diadorim, 2019), mestre em Comunicação Social pela PUCRS, doutorando pela UFRGS com pesquisa sobre os sintomas do fascismo no cinema brasileiro pré-eleição de Jair Bolsonaro à Presidência da República.
Juliano José Araujo
Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) com mestrado em Comunicação, também pela Unesp, e doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com estágio na Université Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris X-Nanterre). É professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Rondônia (Unir), onde lidera o Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual. É autor de Cineastas indígenas, documentário e autoetnografia: um estudo do projeto Vídeo nas Aldeias (Editora Urutau/Margem da Palavra, 2019) e Documentário em Rondônia: realizadores, filmes e contextos de produção (Edições Motriz, 2022).
Luís Fellipe dos Santos
Graduado em Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é aluno de Mestrado em Comunicação Social do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sendo bolsista CAPES. É autor dos livros Faces e Fases (Editora Multifoco, 2012), Cheiro quente de café (Editora Multifoco, 2013), O ser que espera (Editora Multifoco, 2014), Duas horas e meia (Editora Multifoco, 2019) e O que você deixou quando partiu sem me dizer (Editora Letramento, 2021)
Luiza Lusvarghi
Professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp (Campinas, SP), é integrante do Grupo Genecine (Grupo de Estudos Sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais), ex-diretora da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), e membro dos coletivos Elviras de Críticas de Cinema, Manifesta e Mais Mulheres do Audiovisual. Graduada em Jornalismo pela PUC-SP, com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado pela ECA-USP. Autora de MTV a Emetevê (Cultura, 2007), e Narrativas Criminais da Ficção Audiovisual da América Latina (Appris, 2018) e coorganizadora e autora da coletânea Mulheres Atrás das Câmeras. Cronologia das Cineastas Brasileiras de 1930 a 2019 (Estação Liberdade, 2018). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Cinema da Intercom e organizadora da Coleção Temas.
Miriam de Souza Rossini
Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), junto ao Departamento de Comunicação e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação e Informação Porto Alegre (RS), Brasil. Doutora em História (UFRGS). Mestre em Cinema (USP). Coordenadora do ARTIS – Grupo de Pesquisa Estética e Processos Audiovisuais (ARTIS-UFRGS). Integrante da Comissão Editorial da Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, da Socine.
Rafael Sbeghen Hoff
Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), junto à Faculdade de Informação e Comunicação, Manaus (AM), Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor em Comunicação e Informação (UFRGS). Mestre em Letras e Cultura Regional (UCS). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Processos Imagéticos (PRIMA – UFAM), pesquisador e vice-líder no Grupo de Pesquisa em Estéticas e Processos Audiovisuais (ARTIS – UFRGS).