Curso Online ao Vivo | Oficina de Crítica de Cinema e Audiovisual Feminista
Datas: Abertura de novas turmas a partir de Fevereiro de 2023. Se quiser mais informações, envie mensagem para contato@polytheama.com.br
Horário: 19h as 21h, segundas-feiras
Preço: R$ 350,00
Apresentação: Oficina de estudo da crítica e das teorias cinematográficas feministas com discussão e produção de textos.
Objetivos: Análise das principais teorias cinematográficas feministas dentro do contexto da Crítica de Cinema e Audiovisual (Séries)
Conteúdo
- Resumo histórico sobre a crítica de cinema no Brasil.
- Trajetória das pioneiras da crítica e tendências.
- A produção feminina brasileira a partir de suas relações com a História do Cinema Brasileiro e Internacional.
- A crítica sob a perspectiva dos estudos de Gênero.
Aulas
1 – A crítica de Cinema no Brasil e as mulheres na Crítica
2 – Feminismo, Ideologia e Teorias do Cinema. Teste de Bechdel
3- Mulheres na Crítica: análise de críticas publicadas em meio digital, impresso e transmitidas pelo Youtube.
4- Feminismo Intersecional e Tendências da Crítica de Cinema contemporânea.
Bio
Luiza Lusvarghi é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes (Multimeios) da Unicamp. É graduada em Jornalismo (PUC SP), com Doutorado e Pós-Doutorado em Comunicação pela ECA USP e pela UFPE. É coorganizadora e autora de Mulheres Atrás das Câmeras, cronologia sobre as cineastas brasileiras de 1930 a 2018 (2019) e O crime como gênero na ficção audiovisual brasileira (2018). E-mail: luiza.lusvarghi@gmail.com.
Bibliografia Básica
CARVALHO, Danielle Crepaldi. Luz e sombra no écran : realidade, cinema e rua nas crônicas cariocas de 1894 a 1922. Tese de Doutorado, Unicamp, 2014.
FERREIRA, Ceiça. Lacunas nos estudos de comunicação e cinema no Brasil: feminismo (e a intersecção de gênero e raça) e recepção fílmica. São Paulo: Revista Matrizes. V.11 – Nº 3 set./dez. 2017 São Paulo – Brasil.
HOLANDA, Karla, TEDESCO, Marina Cavalcanti (orgs). Feminino e Plural. Mulheres no Cinema Brasileiro. Campinas: Papirus, 2017.
LUSVARGHI, Luiza, VIEIRA DA SILVA, Camila (orgs). Mulheres atrás das câmeras. As cineastas brasileiras de 1930 a 2018. São Paulo: Estação Liberdade, 2018.
LUSVARGHI, Luiza. Mulheres na Crítica de Cinema no Brasil: apontamentos para uma historiografia in SILVA, Paulo Henrique (org.) Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil. Belo Horizonte, Editora Letramento, 2019
MCROBBIE, Angela. Pós-feminismo e cultura popular: Bridget Jones e o novo regime de gênero”, trad. Márcia Rejane Messa in Cartografias: estudos culturais e comunicação (2008) https://docplayer.com.br/5745173-Pos-feminismo-e-cultura-popular-bridget-jones-e-o-novo-regime-de-genero.html
MULVEY, Laura. Prazer Visual e Cinema Narrativo in A Experiência do Cinema, Ismail Xavier (org,). São Paulo: Paz e Terra, 1983, P. 577-603.
Reviews
There are no reviews yet.