O livro O Brasil dos Gringos: Imagens no Cinema é a versão em e-book da edição original em forma impressa lançada em 2000, que foi baseada na tese de doutorado Em busca de um clichê: Panorama e paisagem do Brasil no cinema estrangeiro, defendida em 1998 na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, sob a orientação de Ismail Xavier, que assina o prefácio.

Essa obra inspirou ainda o longa-metragem documentário O Olhar estrangeiro, de 2005, com roteiro em coautoria com Lucia Murat, que assina a direção do longa. A dupla acaba de assinar novo trabalho em conjunto, dessa vez um roteiro original, o longa-metragem de ficção O Mensageiro, atualmente em fase de edição.

Podcast

  • Agregador (Anchor): https://anchor.fm/editora-polytheama
  • Spotify: https://open.spotify.com/show/6A92n167yBmdP9ccKezbBt
  • Apple: https://podcasts.apple.com/us/podcast/polytheama-no-ar/id1622040933
  • Google Podcasts: https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy85MDNlMzRmYy9wb2RjYXN0L3Jzcw
  • Amazon: https://music.amazon.com.br/podcasts/ab483172-38ba-41b8-88cf-201b4d86a7a5/polytheama-no-ar
    https://www.deezer.com/br/show/3644217

Sobre o Autor

Antonio Carlos (Tunico) Amancio é professor titular aposentado em 2019, formado em cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1974, mestre e doutor em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, em 1990 e 1998, respectivamente com uma dissertação sobre a política de produção da EMBRAFILME (1977-1981) e com uma tese sobre a representação do Brasil no cinema estrangeiro de ficção na qual se baseia o presente livro. Fez um pós-doutoramento na Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3 (2002-2003, sobre Marcel Camus e depois em 2013-2014 no PROLAM ( Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina) da USP, sobre cinema latino- americano.

Seus principais trabalhos acadêmicos resultaram em livro. O Brasil dos gringos: imagens no cinema, foi originalmente publicado pela Intertexto, Niterói, 2000, enquanto Artes e manhas da EMBRAFILME: cinema estatal brasileiro em sua época de ouro foi lançado pela EDUFF também em 2000. Suas pesquisas acadêmicas priorizam o estudo sobre a representação da identidade cultural brasileira no cinema, tema dos principais artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Organizou as coletâneas Brasil-México: aproximações cinematográficas (com Marina Tedesco, 2011) e Argentina-Brasil no cinema: diálogos (2014). Como diretor e roteirista, realizou os curta-metragens Eu sozinho (1978); Roberto Rodrigues (1987); Uns e Outros (2002), além de vários trabalhos em vídeo. Além de  assinar, ao lado de Lucia Murat, os roteiros dos longas Olhar Estrangeiro (2005) e O Mensageiro, em fase de pós-produção, ministrou a disciplina Argumento e Roteiro no curso de Cinema e Audiovisual da UFF.

Contato com Imprensa: 11-99942-1980 e 11-94503-0014 (Whatsapp)