Chris Alcazar retrata as garotas da Vila Mimosa

A carioca Chris Alcazar faz cinema desde 1988, e já atuou em diversas campos: produtora, roteirista, diretora de ficção e não ficção. Em Quando vira a esquina seu olhar atento recai sobre as prostitutas de um local bastante conhecido e popular do Rio de Janeiro, a Vila Mimosa. Para narrar a vida das garotas sem a pieguice usual, e sob a ótica de um mundo contemporâneo, ela optou por transformar o filme em um documentário linear, mas que coloca cada uma das mulheres como protagonista de sua própria vida. E acertou em cheio no tom, na estética, e no discurso. A vida delas segue sendo nada fácil, não há glamurização, mas tampouco a vitimização recorrente deste tipo de conteúdo. O que, fatalmente, nos leva a outro problema que é tão antigo quanto a mais velha das profissões: mesmo com todo o avanço da sociedade, e acesso a uma educação superior, as mulheres seguem sendo mais bem pagas para fazer a diferença nestes espaços do que em outros. Também seguem sendo arrimos de família.

E ainda assim, o filme tem muito a dizer. Coisas que a gente não tinha percebido, e tudo isso por conta da extrema competência de sua diretora. Alcazar dá voz e palco para apresentar as meninas em suas diferenças e semelhanças. Sem comprar o discurso da sedução de cara, estampado pela imagem que muitas vendem pois faz parte do ofício, e ao mesmo tempo evitando uma abordagem forçada para extrair revelações chocantes, por vezes presentes até mesmo em reportagens, ela deixa suas personagens tão às vontade como se estivessem no sofá de sua casa. Esse clima de confiança que se estabelece entre adiretora e suas personagens garante um filme equilibrado, sutil, capaz de trazer para a conversa temas femininos que afetam a todas as mulheres no seu cotidiano, e na sua vida sexual, sua intimidade.

O filme Quando Vira a Esquina, exibido pela 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é a estreia de Chris como diretora. Sua segurança em conduzir o projeto e as cenas revela a maturidade de quem conhece os sets. Mas sua capacidade de escuta é singular, e é uma das características essenciais deste trabalho delicado, que aborda um tema bastante explorado pela mídia, e pelo próprio cinema, sem cair no voyeurismo que muitas vezes se apodera do tratamento estético reservado às mulheres da vida, mulheres como qualquer uma de nós.

A Vila Mimosa é considera o reduto de prostituição mais antigo do País, vem de tempos imperiais. Os portugueses teriam trazido mulheres polacas e francesas para esse local que fica no bairro do Estácio, no Centro do Rio. Hoje, o perfil dos frequentadores mudou, e seu público estás mais voltado para a classe trabalhadora, origem também da maior parte das profissionais retratadas por Chris nesse painel afetivo e humanista da prostituição.

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