Os artigos reunidos neste primeiro volume da Coleção Temas foram apresentados no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação de 2021 da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). A seleção dos artigos levou em conta os principais eixos de discussão que vêm surgindo nos últimos encontros, em que as apresentações giram em torno de sessões temáticas, e busca estabelecer diálogo entre os assuntos recorrentes nos debates.
Ao proceder à edição dos textos, que passaram por diversos ajustes, o principal objetivo era o de tornar essas discussões mais acessíveis não apenas para pesquisadores que atuam na academia, mas também para alunos que estão ainda se graduando ou que se iniciam nas atividades de pesquisa científica. E como bônus, compor um painel sobre o estado da arte dos estudos sobre Cinema em diferentes regiões brasileiras.
A intenção era assinalar a presença forte dos personagens de Comic Books nos projetos mais recentes de jovens pesquisadores, e, sobretudo, a importância de sondar o impacto deste imaginário centrado na cultura pop global para o resgate de antigos problemas da sociedade brasileira, como a questão da opressão racial e da violência de gênero, que estão presentes nos personagens de Wakanda e na Capitã Marvel, e que passam a representar possibilidades utópicas de cidadania, na direção contrária de estudos sobre o mesmo tema de décadas anteriores, preocupação mais presente no artigo sobre as origens de Batman escrito por André Luiz de Albuquerque Azenha e Jamer Guterres de Mello. É irrefutável que a recente retomada do afrofuturismo, movimento surgido na década de 1990 nos Estados Unidos, irradiada por ícones como a cantora e atriz Janelle Monae, tornou-se uma inspiração para a cultura pop afro-diaspórica brasileira e vem merecendo análises de trabalhos acadêmicos. As reflexões sobre protagonismo, cinema e feminismo sob esse novo contexto também vieram para ficar, e ganham importância nas análises fílmicas e nos estudos das relações de gênero.
Sobre os Autores
Anne Quiangala
Idealizadora do Preta, Nerd & Burning Hell, um blog sobre #nerdiandade Preta e Feminista lançado em 2014. Mestra em teoria literária pela universidade de Brasília (UnB) e doutoranda pela mesma universidade.
Ana Taís Martins
Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS) e líder do grupo de pesquisa Imaginalis.
André Luiz de Albuquerque Azenha
Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM).
Jamer Guterres Mello
Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM), doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS).
Lara Lima Satler
Bolsista de Produtividade de Pesquisa, CNPq. Professora nos Programas de Pós-graduação em Comunicação e Performances Culturais (PPGCom/PPGPC), Universidade Federal de Goiás (UFG).
Marina Vlacic
Mestra em Comunicação pela UFSM, Especialista em Televisão e Convergência Digital pela UNISINOS e graduada em Comunicação Social habilitação em Produção em Mídia Audiovisual pela UNISC. A paixão por séries, filmes e animações se transformaram em uma profissão a qual segue há mais de 10 anos e que também a levaram a pesquisar sobre a área, principalmente em produções inseridas na ideia de cultura pop e especialmente naquelas em que há o protagonismo feminino.
Tamara Lopes Sousa
Jornalista, formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. Possui especialização em Cinema e Audiovisual pela Estácio de Sá e tem como pesquisa o estudo de aspectos narrativos e representatividade negra através do cinema.
Contato com Imprensa: 11-94503-0014 (Whatsapp)