A Polytheama lançou a coleção Temas em setembro de 2022, em versão impressa, e em 2023, a versão digital (ebook). São 4 títulos: Afrofuturismos, Xenofobia e Feminismos (volume 1); Som, Montagem e Fotografia: Colonialidades e Regionalismos (volume 2); Horror e Ficção Científica no Cinema como Crítica Social (volume 3), e Resistência, Exclusão e Novos realismos nas Telas (volume 4). A coleção Temas surge para colocar em cena questões atuais das obras cinematográficas nacionais e mundiais, com o objetivo de trazer para o centro do debate abordagens polêmicas e desafiadoras em textos curtos como forma de subsidiar as discussões em salas de aula, cineclubes e encontros virtuais e presenciais. Num cenário pós-pandêmico em que o streaming se afirmou como circuito de distribuição e exibição de conteúdos ficcionais, a cinefilia se torna ainda mais forte e se expande para além dos muros das escolas e universidades como nunca. O cunho ensaístico e o empirismo estão presentes nesses trabalhos, mas sem abandonar a perspectiva teórico-metodológica que se consolidou no campo dos estudos fílmicos, colocando em relevo a produção nacional.
Os livros estão disponíveis para venda na nossa loja (colocar em link ou código de barras?), e disponíveis para venda nas plataformas online de todo o país até final de setembro.
O volume 1 é o destaque desta edição, e traz entrevista com Marina Vlacic, autora de artigo sobre a Capitã Marvel que integra a coletânea Afrofuturismos, Xenofobia e Feminismos. Vlacic estuda a representação feminina na cultura pop e super-heroínas. Além disso, publicamos aqui o artigo da ensaísta, escritora e blogueira Anne Quiangala, e que constitui o prefácio do livro – Desconstruindo o passado, fincando o presente e construindo o futuro. Quiangala é a criadora do blogue Preta, Nerd e Burning Hell