Netflix anuncia Prêmio para filme baiano na Mostra 2023

A Netflix anunciou a criação do primeiro Prêmio Netflix em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em sua 47ª edição, encerrada no dia 1 de Novembro. O júri foi composto pela jornalista Flavia Guerra, pela cineasta Anita Rocha da Silveira e por Gabriel Gurman, diretor de filmes da Netflix no Brasil. O vencedor foi o filme baiano Saudade fez Morada aqui Dentro, dirigido por Haroldo Borges, do coletivo baiano Plano 3 Filmes. A história gira em torno de um adolescente de 15 anos, Bruno (vivido por Bruno Jeferson), que está perdendo a visão de forma irreversível.

Criado por Haroldo Borges, Paula Gomes, Ernesto Molinero e Marcos Bautista, o coletivo baiano Plano 3 Filmes produziu filmes premiados como o documentário Jonas e o Circo sem Lona e o longa de ficção Filho de Boi, que circularam por festivais como IDFA (Holanda), Festival de Málaga (Espanha), Festival de Busan (Coreia do Sul) e Festival de Mar del Plata (Argentina) Seu novo filme Saudade fez Morada aqui Dentro recebeu até agora 10 prêmios em festivais internacionais, dentre eles o de Melhor Filme do Festival de Mar del Plata e Melhor Filme da Competição Novos Rumos do Festival do Rio .

A premiação implica adquirir os direitos de distribuição internacional do filme de ficção em mais de 190 países. Segundo Gabriel Gurman, diretor de Filmes da Netflix no Brasil, a ideia é buscar sempre “filmes ousados e inovadores, que contribuam para nossa missão de termos uma oferta plural e diversificada, com obras que abordem temas importantes em nossa sociedade e que, ao mesmo tempo, dialoguem com o maior número de pessoas possível”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *